Blog

Importância de Internet em Eventos

por Frezarin Tecnologia em 29/10/2015

 

Por que colocar acesso à internet WI-FI no seu evento?
 
A internet está se transformando em uma commodity, as pessoas precisam estar sempre conectadas em seus diversos dispositivos para se comunicar com clientes, fornecedores e com a própria equipe. Uma simples resposta por e-mail pode representar um negócio fechado ou a prevenção de um futuro problema de logística. Considerando esta necessidade, a disponibilidade do acesso à internet de qualidade no evento pode ser determinante para a permanência e conforto de seu convidado. 
 
Quando o evento não disponibiliza acesso à internet, os convidados que tem planos de celular 3G ou 4G utilizam suas conexões pessoais, porém, estes serviços são instáveis principalmente em locais com grande aglomeração de pessoas, além de consumir rapidamente a bateria dos tablets e smartphones. Nesta situação, aquele convidado que precisa resolver alguma situação pontual através do uso da internet inevitavelmente vai deixar seu evento. Aqui você perde duas vezes, primeiro porque o convidado vai embora antes do final do evento e ainda com uma sensação de desconforto, ou seja, vai associar a dificuldade dele com a imagem de sua marca e produtos/serviços.
 
Também temos a situação onde o evento dispõe de acesso à internet, porém inadequado para a quantidade de pessoas, normalmente quando é usado a infraestrutura de internet do buffet, hotel ou centro de convenções. Neste caso o convidado passa mais tempo tentando se conectar e usar a internet do que prestando atenção no evento, esta situação gera desconforto e irritação no convidado, inevitavelmente vai impactar de forma negativa no resultado do seu evento.
 
Se você disponibilizar um acesso à internet de qualidade no seu evento vai atender melhor seu convidado, consequentemente vai permitir que ele passe mais tempo em seu evento de forma confortável e despreocupado. Além disso pode implementar várias ações usando a internet, como por exemplo um aplicativo para evento, enviar notificações através de rede sociais, criar campanhas de engajamento com #, disparar pesquisas de mercado ou de satisfação on-line entre outros.
 
Alguns pontos que você precisa levar em conta para colocar internet no seu evento:
1- Quantidade de pessoas. Para desenhar uma arquitetura com equipamentos profissionais de wi-fi que podem atender uma grande quantidade de usuários.
2 - Tipo do evento. Em uma palestra o uso de internet tende a ser menor do que em uma feira por exemplo.
3 - Local do evento. É necessário consultar as operadoras de telecomunicações para verificar disponibilidade de acesso a determinados locais.
4 - Diferentes redes. Com a mesma infraestrutura é possível criar uma rede para expositores/organizadores e outra para visitantes com diferentes níveis de acesso (segurança) e diferentes disponibilidades de banda (desempenho).
 
A Frezarin Tecnologia está no mercado de conectividade há 12 anos e oferece diversas soluções para atender a necessidade de conexão com a internet em eventos como Congressos, Feiras, Shows, Palestras, Convenções, etc.
Usando Tecnologia de ponta dos fabricantes Cisco, Ubiquiti e Mikrotik a Frezarin Tecnologia projeta uma solução sob medida para a necessidade do seu evento, baseado em quantidade de conexões e desempenho necessário. Sem abrir mão da segurança, que é fundamental para este tipo de ambiente.

A Frezarin Tecnologia já atendeu eventos de 20 a 1.000 conexões usando desde tecnologia 4G até link dedicado por fibra óptica. Alguns eventos atendidos:

  • FENIBAT 2013 (Feira Internacional de Baterias)
  • Etapa Nacional da Maratona da Programação em Londrina 2013
  • X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2014
  • OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) etapa Londrina 2014
  • Show Ana Carolina Shopping Catuaí Londrina 2015
  • FERCANP 2015 (Feira de Calçados Norte do Paraná) 2015
  • FENIBAT 2015 (Feira Internacional de Baterias)
  • Palestra SEBRAE "Varejo Show Que Crise?" em Apucarana 2015