Blog

Trabalhar em pé: conheça os benefícios de deixar a cadeira de lado por alguns instantes

por Giovanna Escobar em 31/07/2017

Em meio a tantas transformações a que o ambiente de trabalho vem se submetendo, uma delas pode ser a mais importante em um futuro próximo:  trabalhar em pé. Agora, nem tanto o fator modernização, arquitetônico ou conceitual são determinantes, quem direciona as alterações dentro dos escritórios é a saúde. De acordo com médicos e especialistas em educação física, passar a jornada inteira de trabalho sentado acarreta em problemas na saúde e postura corporal.

O jornal britânico “British Journal of Sports Medicine” publicou algumas diretrizes com base na constatação de que o ideal para os trabalhadores é ficar em pé por pelo menos duas horas ao longo do expediente. Especialistas convocados pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra fizeram observações durante o estudo e chegaram às seguintes recomendações:

  • Quem trabalha no computador deve passar pelo menos 2 horas do expediente em atividades em pé. Esse período pode ser estendido por até 4 horas posteriormente
  • O ideal é revezar atividades sentadas com atividades em pé. Para isso, é importante ter mesas reguláveis, que se ajustem às duas posições
  • Ficar parado em pé por muito tempo pode ser tão prejudicial quando ficar sentado por muito tempo, por isso é importante revezar
  • Caminhar algumas vezes ao longo do expediente pode ajudar a aliviar dores e cansaço

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou também alguns resultados interessantes:

TROCAR 2H SENTADO POR FICAR EM PÉ RESULTOU, EM MÉDIA, EM:

  • Quantidade de açúcar no sangue 2% menor
  • Quantidade de gordura no sangue 11% menor
  • Melhora de 6% nas taxas de colesterol bom no sangue

SUBSTITUIR 2H POR DIA SENTADO POR CAMINHADAS OU CORRIDAS RESULTOU EM…

  • Índice de Massa Corporal 11% menor
  • Circunferência da barriga 7.5cm menor
  • Quantidade de açúcar no sangue 11% menor
  • Quantidade de gorduras no sangue 14% menor
  • Aumento nas taxas de colesterol bom.

O ortopedista Marcelo Zaboroski, do Hospital São Cristóvao em São Paulo, contou em matéria para o Bem Estar que trabalhar por períodos prolongados sentado na cadeira pode aumentar o risco de trombose e é preciso fazer intervalos para se movimentar ao longo do dia. O também especialista em ergonomia afirma que trabalhar em pé realmente contribui para uma postura melhor, mas que para isso acontecer é preciso uma estrutura adequada com mesas mais altas ou ajustáveis.

Após todos esses dados e informações acima, conclui-se que é mesmo necessário praticar o mínimo de movimentação física, ter aquele tempinho de esticar as pernas e pelo menos duas horas de trabalho em pé, mas tudo isso mediante a uma estrutura com essa finalidade. Nosso Coworking possui mesas estáticas com cadeiras e também uma bancada para você fazer as suas duas horinhas em pé sem prejudicar sua saúde.

Saiba mais sobre nossa estrutura e planos personalizados que se adequam a necessidade dos seus negócios.

Vamos adorar atender você! 

www.frezarin.com/coworking

Condomínio Edifício Eurocenter - Avenida Higienópolis, 1601 - Loja 10 - Londrina

(43) 3315-7444

escritorios@frezarin.com

Fontes: Bem Estar, Sobrepreso.com.br