Blog

APP SICITE 2017 sob o olhar da organização do evento: Roger Michels conta sua experiência com nossa solução mobile

por Giovanna Escobar em 27/10/2017

Estar à frente dos detalhes de um evento é uma grande responsabilidade para a comissão organizadora. Confira um bate papo com Roger Michels, professor no curso de Engenharia Mecânica da UTFPR de Londrina e também um dos organizadores do XXII SICITE que aconteceu na semana passada aqui na cidade (18 a 20 de Outubro). Ele conta um pouco como foi a experiência de ter um aplicativo oficial do SICITE 2017 ajudando na gestão do evento e gerando interação entre os participantes.

Grupo Frezarin: Como surgiu a ideia de ter um aplicativo na edição do SICITE 2017 e como foi que vocês chegaram até o Grupo Frezarin?

Roger Michels: A ideia partiu da presidente da comissão que já havia participado de um evento onde havia um aplicativo. O aplicativo que ela teve a experiência só tinha o resumo e o título dos trabalhos que seriam publicados no evento, aí a gente falou ‘ah vamos tentar fazer uma programação com base no aplicativo pra gente não precisar fazer impressões’  Então não precisariamos gastar imprimindo folhas né, até mesmo pelo impacto ambiental, a gente foca bastante nisso na universidade por conta do curso de Engenharia Ambiental. Então pensamos em fazer alguma coisa mais sustentável, que não tivesse a necessidade de imprimir a programação e nem os anais de publicações, que normalmente são livros grandes para você procurar os resumos dos trabalhos. O aplicativo seria interessante por causa disso, deixar o evento mais dinâmico e sustentável. Aí surgiu a oportunidade de conversar com o Eduardo Frezarin para verificar a possibilidade de ele entrar como nosso apoiador e ele aceitou. Para a nossa surpresa o aplicativo foi muito mais do que a gente esperava, foi um ponto diferencial do nosso evento.

G.F: Como foi a experiência dos participantes e da organização no geral com o APP durante o evento?

R.M: A gente vê bastante interação, o número de publicações, e por ser um público jovem, todos graduandos, essa parte de gamificação atrai muito a atenção. Então desde o momento em que o pessoal começou a baixar o aplicativo, já começou essa corrida pra ganhar a pontuação. E lógico, o evento em si se torna mais fácil, você procurar um trabalho bem mais rápido...pra você ter uma noção, quando se trabalha com anais de evento, e você quer procurar algum trabalho sobre, por exemplo, painéis fotovoltaicos, você tem que ir folha por folha lendo pra encontrar o trabalho que fale sobre aquilo e você toma a decisão de assistir ou não a apresentação. Com o aplicativo, não. Você joga lá “painéis fotovoltaicos” e ele mostra todos os artigos com esse tema no evento e aí fica muito mais fácil de localizar alguma informação.

G.F: Quais ferramentas do aplicativo você acha que atraiu mais os usuários?

R.M: Com certeza o que mais chamou atenção por ser a maioria jovens foi a gamificação e a timeline, o pessoal postou muita coisa e quando você abre as fotos tem um monte de gente que curtiu, comentou.... até ontem (18), quando as comitivas saíram das suas cidades pra virem até Londrina, postaram ‘saindo de Pato Branco’, ‘Saindo de Francisco Beltrão’, aí tinha lá umas vinte mensagens de ‘Boa Viagem’, ‘vai com Deus’...então eles começaram a interagir por causa da gamificação. O pessoal também está usando bastante a Realidade Aumentada, é um diferencial que chama bastante atenção. E eu acredito que isso fixou bastante os participantes no evento. O SICITE tende atingir o CNPQ, que é um avaliador do nosso evento, e uma coisa que eles falam é que você vai em uma sessão oral onde só vão os apresentadores, e é necessário que se tenha público. Através da gamificação há a possibilidade de mais pessoas estarem presentes por conta da pontuação recebida no APP quando você participa de uma apresentação. Eu posso dizer que o aplicativo foi um divisor de águas dentro do nosso evento, a gente está na vigésima segunda edição e o SICITE daqui pra frente não vai ser mais o mesmo”

Se você quer ter uma mídia oficial do seu vento, com todas as informações de programação, e de quebra um grande game com Realidade Aumentada para gerar interação entre os participantes, fale com a gente!

frezarin@frezarin.com
(43) 3315-7400
(43) 99110-8511

Seu aplicativo personalizado é possível com a Frezarin :)