Blog

Conheça as diferenças para nomear corretamente seu evento e atrair o público certo!

por Frezarin Eventos em 30/06/2015

Existem vários tipos de eventos corporativos, cada um desses tem uma nomenclatura correta, o ideal é conhecer a maneira certa de nomear o seu evento, para focar o público-alvo correto, iremos descrever abaixo alguns tipos.

Congresso
É restrito a grupos específicos, constituindo-se de várias sessões pré determinadas, tem como objetivo debater e apresentar assuntos de interesse do grupo em questão. Em um congresso pode ocorrer sequencialmente ou no mesmo momento palestras, conferencias, mesas-redondas, debates, seminários, podendo até mesmo ser seguido por feiras voltados ao público. 

Conferência
São palestras mais formais, com a presença de uma autoridade em determinado assunto, necessita de um presidente de mesa que conduz a ordem das perguntas feitas, estas perguntas são feitas somente por escrito, com identificação ao fim da apresentação.

Convenção
As convenções podem tratar de vendas, lançamentos de produtos, comemorações e congraçamento, normalmente são feitas com profissionais da mesma área ou da sua própria empresa. Ocorre uma discussão entre dois discursadores, que focam em defender um assunto, o público só pode interagir com protestos não-formais ou aplausos.

Fórum
Este tipo de eventos busca a participação de todos que estão no local, com base em um tema lançado por um líder, são feitos debates sobre o assunto até que cheguem em uma conclusão.

Mesa redonda
A discussão é ampla e com tempo específico para questionar os especialistas convidados para a apresentação das temáticas.

Painel
É a apresentação de questionamentos feitos por um grupo menor, normalmente sua disposição é em semicírculos, com um coordenador ao centro, que direciona as na maioria das vezes polêmicas.

Palestra
É um método de discussão muito utilizado, no qual um palestrante expõe um determinado tema, no final de sua apresentação liberam para perguntas dos ouvintes, respondendo buscando sua conclusão.

Simpósio
Nela encontra-se especialistas de renome, com a direção de um coordenador, para mostrarem temas científicos a um público específico. Estes profissionais desenvolvem partes de um tema em comum, e logo após promovem um debate. Este moderador do simpósio apresenta os especialistas e os temas a serem discorridos. O público pode participar com perguntas complementares.

Seminário
Os seminários têm o objetivo de passar informações e experiências, produzindo a aprendizagem e conhecimento, não busca chegar a conclusões, podendo durar dias ou semanas. 

Brainstorming
É um evento que traz a estimulação das mentes de seu público, querendo gerar soluções de problemas, o grupo é livre para dispor suas ideias, que vão sendo modificadas com o passar dos debates. 

Estes foram alguns tipos de eventos corporativos, existem outros que talvez possa adaptar-se melhor a sua empresa.