Blog

Dicas de Etiqueta em Ambiente Corporativo

por Frezarin Escritório Virtual em 30/06/2015

         O ambiente corporativo está cada dia mais seletivo, buscando profissionais que sejam produtivos e acima de tudo saibam trabalhar com a moral e ética profissional. A moral são as regras impostas pela empresa, já a ética é a reflexão das normas com base nos valores de cada ser no seu individual.

         Quando tratamos de moral e ética, logo imaginamos alguém com uma conduta positiva em todas as situações, no entanto os imprevistos podem acontecer, como lidar com o inesperado? Neste caso a etiqueta profissional pode ser considerada o principal meio de não perder o posicionamento ideal para a empresa, abaixo citaremos algumas dicas de como agir.

         Evite atrasos

Atrasos são inaceitáveis, por este motivo quando souber que não irá conseguir chegar no horário combinado, avise seu superior para que ele programe-se, não prejudicando a instituição.

         Faltas programadas

         Faltas devem ser avisadas com antecedência, a ausência de um funcionário afeta no desenvolvimento da empresa, principalmente quando o assunto é não ir a uma reunião, pois estas são utilizadas para tomar decisões importantes, e a presença de todos os convocados é imprescindível, não deixe sua empresa na mão, informe, concilie suas programações externas com suas responsabilidades.

         Esteja sempre apresentável

         O estilo da empresa nem sempre é aquele que utiliza fora dela, observe o setor em que trabalha, que tipo de cliente atende, e o que quer passar para estes. Um exemplo seria o caso de uma consultora de moda, deve utilizar roupas modernas, atualizadas, por outro lado um consultor de contabilidade, vestir trajes que passe seriedade e confiança.

         Tenha uma boa relação interpessoal

         O que é falado nem sempre é bem compreendido. Pensar como suas palavras irão refletir no comportamento do seu colega de trabalho poderá evitar futuros problemas tanto com a empresa, quanto com os clientes que podem ser afetados pela má comunicação.

        Críticas construtivas

         Receber críticas não é agradável, mas para melhorar a produtividade algumas coisas precisam mudar. Aceitar os julgamentos feitos sobre sua conduta profissional é necessário, para que os seus superiores vejam que realmente tem interesse em auxiliar no desenvolvimento do ambiente corporativo.